domingo, 15 de agosto de 2010

atividades para semana

Conforme prometido, eis uma série de atividades que podem ser trabalhadas com alunos de 5.º ANO. É um pouco difícil dar uma "aula-show" todos os dias, então para variar os "shows" e focar nas questões de registro dos alunos. aqui estão minhas dicas de aula, com modelos para explicação, exercícios em sala de aula e exercícios para casa, afinal lição de casa é muito importante também (mas sem exageros se não o tiro sai pela culatra). Espero que ajude!!

OBS: EM INFORMÁTICA APRESENTAR PINTURA “CAFÉ” PORTINARI
MATEMÁTICA - NÚMEROS E OPERAÇÕES/GRANDEZAS E MEDIDAS (26/07)
EXERCÍCIO EM CLASSE
1- DESENHE EM SEU CADERNO UMA LINHA COM NÚMEROS DE 0 A 100, COM INTERVALOS DE 10 EM 10.
RESP. 0-10-20-30-40-50-60-70-80-90-100
a- NA RETA QUE VOCÊ DESENHOU, MARQUE O NÚMERO 27.
RESP. Entre os números 20 e 30, sendo mais próximo do 30.
b- O NÚMERO 27 FICOU ENTRE QUAIS NÚMEROS?
RESP. Entre os números 20 e 30.
2- Sabendo que 1 palmos da sua mão equivalem a, aproximadamente 15 cm, determine a medida:
a- da sua carteira:
b- da sua coxa:
c- do seu caderno aberto:
d- do seu caderno fechado:
PARA CASA
1-Utilizando a medida da sua palma (15 centímetros) determine o comprimento dos seguintes itens da sua casa:
a- pia da cozinha:
b- a cama onde você dorme:
c-altura da geladeira:
2- A distância entre as salas 1 e 9 da nossa escola é de, aproximadamente, 63 metros. Com base nesta informação, calcule:
a- a medida, aproximada de cada sala:
b- a metragem da distância, caso fossem 12 salas com a medida encontrada:

MATEMÁTICA - NÚMEROS E OPERAÇÕES / TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO (27/07)

EXERCÍCIOS EM CLASSE

1- Um homem com 1,95 m precisa trocar a lâmpada de sua garagem. Sabendo que a lâmpada está a uma altura de 2,80 m; ele poderá utilizar algum dos objetos da tabela abaixo para realizar tarefa? Explique sua resposta.

OBJETO ALTURA
CADEIRA 45 CM
BANCO 40 CM
CAIXOTE 30 CM

2- Em nossa sala de aula, podemos organizar as fileiras com, no máximo, 6 carteiras cada. Precisamos organizar 35 carteiras no espaço. Quantas fileiras nós precisaremos organizar? Todas as fileiras ficarão com a mesma quantidade de carteiras? Explique sua resposta.

PARA CASA

1- Observe a tabela abaixo. Imagine que estas informações refiram-se ao seu crescimento. Seus pais o levarão ao Parque Aquático “TRIÂNGULO AZUL”, quando você atingir a altura de 1,55 m.
MÊS ALTURA
AGOSTO 1,47 m
SETEMBRO 1,49 m
OUTUBRO 1,51 m
NOVEMBRO 1,53 m
DEZEMBRO 1,57 m

Em que mês você poderá ir ao Parque aquático?
a- AGOSTO b-SETEMBRO c-OUTUBRO d-NOVEMBRO e-DEZEMBRO
MATEMÁTICA - ESPAÇO E FORMA (28/07)
EXERCÍCIOS EM CLASSE
1-Observe a organização dos alunos em suas carteiras na nossa sala e responda:

A -Em nossa sala, qual aluno está mais próximo do armário?
b- Quem está no meio da sala?
c- Quem está mais próximo da mesa da professora?
d- Quem está mais próximo À porta?
e- Partindo da porta da sala, em quais direções você pode seguir para chegar até a última carteira da fileira da janela?
f- Partindo da mesa da professora, em quais direções você pode seguir até chegar a última carteira da fileira da porta?

2-Atente ao espaço externo da sala e responda:
A -Qual sala está a frente da sala da Diretora?
b- Qual sala está a frente da secretaria da escola?
c- O palco está localizado em que espaço da escola?
d- A nossa sala fica ao lado de que sala?
e- Saindo da nossa sala, em quais direções precisamos seguir para chegar à Secretaria da escola?
f- Voltando da Secretaria para nossa sala, em quais direções precisamos seguir?

PARA CASA
1-Em sua casa, partindo da porta de entrada, em quais direções você segue para chegar:
A - ao banheiro:
b- à cozinha:
c- ao seu quarto:

CIÊNCIAS – SUSTENTABILIDADE (29/07)

Leitura e discussão da notícia do Jornal (Texto em anexo 1)

Questões em sala:
1-O que é sustentabilidade?
2- Qual a vantagem dos supermercados “verdes” para o meio ambiente?
3- A sociedade tem possibilidade de aprender algo com esta iniciativa?
4-O que você pode fazer para contribuir com um mundo sustentável?
5- Observar o ambiente escolar e formular 3 ações para criarmos hábitos sustentáveis na escola.

ARTES – PORTINARI (30/07)

Parte1-Apresentação de Portinari
Quem foi
Onde nasceu e viveu
Características de sua obra

Parte 2-Conhecendo a obra “CAFÉ “ 1938
Parte 3-No PAINT ou PPT criar uma imagem ou fazer uma montagem para retratar uma situação semelhante à do quadro.

(PARTES 1/2/3 DEVERÃO SER REALIZADAS NA AULA DE INFORMÁTICA)

NA SALA DE AULA:
Retomar a pintura, a discussão da sala de Informática (trabalho/emprego)e a atividade lá proposta.
Brincaremos de Marre Marre, dramatizando as profissões
Representaremos as diferenças sócias, étnicas e culturais realizando as figuras dobradas e circulares (anexo2)


ANEXO 1
SUPERMERCADO VERDE VIRA TENDÊNCA EM TODO O PAÍS
“Jornal O Estado de SP – 21/07/2010”

De olho no consumidor atento à sustentabilidade, as grandes redes de supermercados apostam cada vez mais nas lojas “verdes”. Nesses ambientes são utilizadas técnicas de construção ecológica – como sistemas de economia de energia, captação de água da chuva, telhados que aproveitam a luz natural-e, nas prateleiras, é maior a oferta de produtos orgânicos e com certificações socioambientais.
Os supermercados também se transformam em centros de coleta seletiva, onde o consumidor pode descartar o lixo reciclável, pilhas e baterias, óleo de cozinha e até celulares antigos.
Em São Paulo, cinco lojas com o perfil de “supermercado verde” estão em operação: são três do Pão de açúcar, nos bairros Vila Romana, Vila Clementino e Brooklin. A rede Walmart possui duas lojas verdes, uma no Morumbi e outra na Granja Viana, em Cotia. (...)
Além das tecnologias que permitem um uso mais racional de água e energia elétrica, o que caracteriza um supermercado verde também é a maior oferta de produtos orgânicos e certificados nas prateleiras. (...)
Além de orgânicos, redes como Carrefour oferecem produtos que vêm de fazendas onde é possível rastrear a produção. “Hoje, 12% dos produtos perecíveis podem ser rastreados, o que significa que a carne, por exemplo, não vem de fazendas onde houve desmatamento ilegal”, explica Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour. (...)
Também há um esforço com os fornecedores para estimular a adoção de embalagens com menor impacto ambiental. “O grande desafio é fazer com que a mensagem sobre sustentabilidade chegue às pessoas e não se perca no meio de tantos estímulos de consumo”, diz Christianne Urioste, diretora de sustentabilidade do Walmart. (...)
Para Hélio Mattar, presidente do Instituto AKATU, entidade que estimula o consumo consciente, a adoção pelo varejo de práticas mais sustentáveis veio pra ficar. (...)
O desafio, segundo Mattar, é expandir o conceito para segmentos onde o consumo está em expansão, como as classes C e D. “A médio prazo, a tendência é que as redes menores e voltadas a segmentos de menor poder aquisitivo também invistam nesses diferenciais.”, diz Mattar. Segundo ele, isso deve ocorrer porque as lojas verdes também permitem redução de custos, como água e energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário