Ainda no quesito "atividades da semana" ...
SEMANÁRIO 02 A 06/08/2010
Segunda (02/08)
SITUAÇÕES-PROBLEMA (TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - Explicação)
a) Há três cartões numerados virados de costas. Leia as pistas e descubra que número fica formado pelos cartões. RESP: 176
1.ºCartão: o menor número que existe.
2.ºCartão: soma de número do primeiro cartão com o número do terceiro.
3.ºCartão: número que representa meia dúzia.
b) Somos “números vizinhos”. Quando nos somam, encontram um número a mais que duas dúzias. Quem somos nós? RESP: 12 e 13
EXERCÍCIOS EM CLASSE
1) Cinco cartões estão virados de costas, de acordo com as dicas, que número será formado pelos cartões? RESP: 56.916
1.ºCartão: número de lados de um pentágono
2.ºCartão: a soma do primeiro com o quarto cartão
3.ºCartão: o produto de 3X3
4.ºCartão: todo número divido por ele mesmo, dará este resultado
5.ºCartão: número que representa meia dúzia
2) Para prender 5 camisetas no varal, mamãe usou 6 prendedores. Quantos serão necessários para prender 17 camisetas? RESP: 21
3) O prédio onde moro possui 9 andares. Tomei o elevador e desci 5 andares. Subi 6, desci 7 e cheguei no 2.º andar. Em que andar eu estava? RESP: 8.º
PARA CASA
1) A cada 5 minutos sobe um grupo de 25 pessoas na roda gigante. Quanto tempo ficarei na fila se há 78 pessoas na minha frente? RESP: 15 min
2) Um livro está aberto nas páginas 50 e 51. A soma destas páginas é 101.
a)Onde devemos abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
RESP: 156 e 157
b)Onde devemos abrir o livro para que o produto dos números das duas páginas seja 4.160?
RESP: pag. 64 e 65
Terça (03/08) SITUAÇÕES PROBLEMA (GRANDEZAS E MEDIDAS - EXPLICAÇÃO)
A distância entre as salas 1 e 9 da nossa escola é de, aproximadamente, 63 metros. Com base nesta informação, calcule:
a- a medida, aproximada de cada sala. RESP: 7 m
b- a metragem da distância, caso fossem 12 salas com a medida encontrada da cada sala. 84m
EXERCÍCIOS EM SALA
1-Cada peça de cerâmica do piso da nossa sala mede, aproximadamente, 30 centímetros. Sabendo disso, qual a largura da sala, em metros, se contarmos 36 peças? RESP: 9,9m
2-Um confeiteiro fez um bolo para uma festa de formatura com largura de 280 cm. A mesa do bolo quebrou, mas no salão há várias mesas, cada uma com 65 cm de largura.
a- Quantas mesas ele precisará para colocar o bolo? RESP: 5 mesas
b- Sobrará ou faltará espaço para acomodar o bolo. Explique sua resposta.
PARA CASA
1- Há duas aberturas que enchem uma piscina com capacidade para 57.600 litros de água. Com uma das aberturas funcionando sozinha, a piscina fica cheia em 96 horas (4 dias). Com a outra abertura funcionado sozinha, a piscina fica cheia em 72 horas (3 dias) Em quanto tempo a piscina ficará cheia se as duas aberturas estiverem funcionando ao mesmo tempo? DICA: calcule quanta água a abertura libera por hora, divida a capacidade da piscina pelo tempo que ela demora para encher RESP: Aprox. 42 h (41,14) ou menos de 2 dias.
Quarta (04/08) SITUAÇÕES PROBLEMA (ESPAÇO E FORMA – EXPLICAÇÃO)
A sala 5 do cinema do Shopping Taboão possui 12 fileiras com 19 lugares, e uma fila com 15. Para a matinê em 3D foram vendidos 180 ingressos.
a-Quantos ingressos ainda estão a venda? RESP: 63
b-Quanto custa cada ingresso se, com o cinema lotado, o total arrecadado é de R$ 3.402,00? RESP: 14,00
c-Qual seria a arrecadação do cinema se houvesse, 3 salas do mesmo tamanho e todas com lotação esgotada? RESP: R$ 10.206,00
Imagine que a Danilo é um ônibus, (as carteiras são casas) e o ponto inicial deste é na mesa da professora e o ponto final, no meu armário.
A)Indique rotas diretas, virando no máximo 4 carteiras, para chegar ao armário.
B)Qual seria o melhor caminho para que todas as pessoas pudessem pegar este ônibus?
EXERCÍCIOS EM SALA
1-Um auditório possui 23 filas com 25 assentos em cada uma delas, e uma fila com 20 assentos. Para um espetáculo nesse auditório já foram vendidos 420 ingressos.
a-Quantos ingressos ainda estão a venda? RESP: 175
b-Quanto custa cada ingresso se, com o auditório lotado, a arrecadação é de R$ 29.750,00? RESP: R$ 50,00
2-Um ônibus entra num bairro em A e sai em B : (problema 39 – apostila Sugestão de Problemas)
PARA CASA
1-O Sr. João vai cercar seu terreno com estacas e arame farpado. O terreno mede 10m por 30m.
a-Colocando estacas de 2 em 2 metros, de quantas estacas ele precisará? RESP: 40 estacas
b-Quantos metros de arame serão necessários se a cerca for feita com 4 fios de arame? RESP: 240m
Quinta (05/08) CIÊNCIAS – Magnetismo
Texto para leitura e discussão
O Núcleo da Terra é formado por ferro e níquel, onde é produzido o magnetismo terrestre. O núcleo é divido em duas partes, o núcleo interno que é sólido e o núcleo externo que é líquido. O movimento deste líquido é o de rotação da Terra, criam o campo magnético. A Terra funciona como um ímã e tem pólos magnéticos próximos dos pólos geográficos NORTE e SUL. Magnetosfera é o campo magnético da Terra que se estende pelo espaço, ao redor do planeta, responsável pela nossa “fixação” no Sistema Solar e À Lua. O campo magnético também contribui com o fenômeno das marés altas e baixas, o sutil equilíbrio entre os campos magnéticos da Terra e da Lua, são responsáveis pelo fenômeno, sem este equilíbrio o planeta estaria a mercê de maremotos e instabilidade marítima, o que colocaria em risco, toda a vida terrestre, já que somos um ecossistema interligado e co-dependentes. OS ímãs naturais são constituídos de minério de ferro (magnetita), atraem objetos de ferro ou de aço, pois têm campo de força (campo magnético) que os rodeia. Os pólos norte e sul, são pontos nas extremidades do ímã, onde a força magnética é maior. Os pólos opostos se atraem e os idênticos, se repelem.
Exercícios em sala:
1-Onde é produzido o magnetismo terrestre?
2-o núcleo da Terra é formado pelo quê?
3-Como é criado o campo magnético da Terra?
4-O que é a magnetosfera?
5-Explique com suas palavras, qual é a importância da magnetosfera para o nosso planeta.
6-Em quais ocasiões dois ímãs se atraem ou se repelem?
PARA CASA
1-Num ímã, como são chamados os pontos onde têm mais força magnética?
2-O que acontece com um ímã se ele se partir (quebrar) ao meio?
3-Quais as utilidades domésticas/pessoais para o uso do ímã?
Sexta 06/08 ARTES – Montagem
Com base na aula de Informática (a mesma que teria sido dada semana passada), procuraremos e/ou criaremos uma imagem com recorte, colagem e sobreposição baseada na obra CAFÉ de Portinari.
MATERIAL NECESSÁRIO
10 cartolinas
Papel colorido (exceto crepom)
Cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera
Nenhum comentário:
Postar um comentário